segunda-feira, 21 de março de 2011

Bom Senso, Raiva e Fofocas.

Depois do que me ocorreu hoje, em minha mente havia quase uma III Guerra Mundial. Entre o Bom Senso e a Raiva. Ambos já haviam preparado suas armas, e a guerra começara.
Estava eu, tentando entender o que se passara comigo esta manhã e o que se passava em minha mente. E a Raiva explodiu me dizendo:

- Como é que permitiu isso? Como foi tão fraca e deixou as pessoas falarem de sua vida sem mais nem menos? Como foi que não quebrou a cara de todos eles?

- Querida, simplesmente não ligue. Chegou a mim o Bom Senso com seu ar calmo e despojado. - Você simplesmente tem que deixar as pessoas falarem, e não deve se importar com isso.
- Você ficou maluco? Disse a Raiva ao Bom Senso. - Ela não pode simplesmente esquecer isso, não pode deixar que as pessoas continuem falando de sua vida como se ela fosse um mero objeto. A Raiva estava tomada pela fúria.

- Mas é claro que ela pode, ouça meu bem, disse o Bom Senso virando-se para mim. - Você tem milhares de outras prioridades, tem problemas com sua carreira, com seu coração, com sua vida em geral, essas são meras pessoas que não tem a mesma quantidade de problemas que você tem. Tudo o que você tem a fazer é ignora-las.

- E deixar que a vida social dela vire um inferno? Explodiu novamente a Raiva. - Podemos deixar que o Raciocínio e o Amor cuidem dos outros problemas, agora temos de cuidar deste!

- E deixar que isto se torne uma prioridade na vida dela? Disse o Bom Senso se irritando um pouco com a Raiva.

- Não, claro que não. Concordou a Raiva. - Mas ela tem de tomar uma atitude! Não pode ignorar isso completamente.

- Vou lhe dizer uma coisa querida, virou-se para mim o Bom Senso com um tom apaziguador. - Quem não se importa, simplesmente não fala nada. Não adiana você lutar contra isso, em todos os lugares você encotrará fofocas e intrigas. E o que você fará? Ira causar uma briga com todos os desocupados quem perdem seu tempo inventando histórias? Mas é claro que não. Levantará a cabeça e seguira em frente, porque isso não lhe fará bem. O que lhe fará serão as pessoas que realmente se importam com você e só.

Depois disso, calei a boca dos dois. De início, concordei com a Raiva, mas dei razão ao Bom Senso. Ele tinha razão. Não importa o lugar em que eu esteja, na escola, na faculdade, na empresa, na igreja, sempre haverá um grupo de pessoas que farão intrigas umas com as outras, que vão mentir, inventar e tagarelar sobre os outros. E tudo o que eu tenho que fazer, é ignora-los com uma leve doze de irônia.



Natália Marcelino

 

Um comentário: