quarta-feira, 16 de março de 2011

RESUMO DO TRABALHO SOBRE MÚSICA. MATÉRIA: COMUNICAÇÃO E MÍDIA.

MúsicaA música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo, ou não, uma pré-organização ao longo do tempo. Os ritmos são uma das primeiras comunicações da humanidade. Há muito tempo que o homem se comunica através da arte emitida por sons. Um estilo musical é capaz de traçar a identidade de uma pessoa, de uma sociedade e porque não de um comercial. A música, quando bem escolhida, pode fazer com que uma marca torne-se reconhecida por qualquer pessoa simplesmente pelo ritmo. A música, assim como outras manifestações culturais e artísticas, é capaz de despertar sentimentos e reviver lembranças. É um universo de significados, representações e percepções distintas, tornando possível afirmar que cada pessoa a perceberá de um modo diferente. Esse tipo de arte aciona diversas áreas do cérebro humano, podendo ainda induzir atos, pensamentos e emoções, como ocorre com a música religiosa, romântica ou com uma mais agitada. Após o som ser transmitido por moléculas através do ar, ele chega ao tímpano, que se agita para dentro ou para fora, conforme a amplitude e volume do som que recebe, e também da altura desse som, isto é, se ele é grave ou agudo. Entretanto, nesse estágio, o cérebro recebe apenas uma informação incompleta, sem distinção do que o barulho realmente representa – se ele é de vozes, do vento, de máquinas etc. O resultado final, decodificado pelo cérebro, representa uma imagem mental do mundo físico, que é gerado a partir de uma longa cadeia de eventos mentais.
 
Impacto da Música na sociedade A música pode transformar a identidade de uma pessoa. Vários estudos comprovam o poder que a musicalidade tem sobre uma sociedade, um poder que parte da individualidade para a coletividade. Quando falamos de música logo lembramos de múltiplos sentimentos e de uma história seja ela individual ou coletiva. A música pode transforma o nosso estado de espírito, ela pode servir como inspiração para os movimentos sociais e até mesmo ditar regras e normas de uma sociedade.O seu poder está presente na forma de como ela é transmitida para os indivíduos; pois ela pode levar a paz ou a violência, a liberdade ou a prisão dos desejos e dos sonhos de uma nação. A música é considerada um dos recursos mais ricos que podemos encontra, pois dentro de sua complexidade podemos trabalhar a história, o ritmo, a letra, a linguagem e inúmeros outros métodos de análise.
 
MusicaisUm musical é uma peça teatral, só que dentro dessa peça, no contexto dela existe musicas, cantadas pelos atores, com coreografias, bailarinos,
Esse estilo de teatro tem grande acesso na Broadway em Nova York, que possui mais de 5000 teatros super modernos onde são apresentados musicais de diversos gêneros, comedia, tragédia, e romance, sempre com bailarinos excelentes,
No Brasil o musical vem ganhando força em São Paulo, que é uma filial da Broadway, todos os grandes musicais lá em cartaz, passam pelo Brasil em montagens que ganham tradução e adaptação para o português. Exemplos de musicais famosos que já passaram ou estão em cartaz no Brasil nós temos: A Bela e a Fera, A Noviça Rebelde, 7 o musical, Chicago, Swett Charity, My Fair Lady, O fantasma da Ópera, AIDA, Hair, Cats, e muitos outros de grande
orquestras, e cenários gigantes e maravilhosos, porque todo o musical é grandioso.cantores e orquestras.sucesso mundial.Música na DitaduraA música na época da Ditatura era um meio de protestar e criticar a politica, porém, de uma formaimplicita, colocavam palavras com duplos sentidos, com isso alguns cantores e compositores sofriam perseguições da cencura, e muitos foram exiliados. Lutaram, e muitos sobreviveram, em suma, vemos que a comunicação que a música passava para a sociedade davam resultados positivos, e agora vemos que com isso, estamos livres desta.Música em filmes e games É extraordinária a importância da composição musical na indústria do entretenimento, envolvendo jogos eletrônicos e o meio cinematográfico, evidentemente que em suas origens a musicalidade envolvida nesses meios de entretenimento não era tão sofisticada quanto no atual século.Desde as composições mais simplórias até as mais extravagantes, e dentre a pior e a melhor qualidade de som houve grandes avanços nessa área. ma característica de ambos os recursos do entretenimento, é crucial frisar a comunicação passada pela música envolvendo todo o contexto da obra, como por exemplo, num momento de suspense de um filme/jogo nunca irá tocar uma música que remeta a um momento de alegria (pelo menos não deveria, isso seria contraditório em relação ao contexto).
Tornando a mencionar as composições criadas com intuito de encaixe em jogos/filmes e as utilizadas, eu gostaria apenas de concluir com um exemplo de cada: Titanic onde o tema principal é "My Heart Will Go On" da Celine Dion, e o tema principal de "Piratas do Caribe" cujo qual teve um tema propriamente desenvolvido para.E no caso de Jogos, temos Guitar Hero, onde o jogador toca composições de diversos músicos renomados no âmbito do rock, há também um jogo de composições próprias onde o enfoque são as mesmas que é o "The Legend of Zelda Ocarina of Time".
Em suma, nas obras de entretenimento jogos e filmes têm como um recurso essencial a música que por sua vez tem total influência no contexto de cada parte exaltando de forma mais precisa e emocionante cada clímax, passando convenientemente sua principal mensagem.
 Estilos Músicais
 
Rapp, Hip Hop, Jazz, Blues, Country, Música Clássica, Música Instrumental, Música Africana, Jazz, J-Rock,J-POP,Música Sertaneja, Bolero, Samba, Pagode, Axé, Funk,Funk Mélodi, Black, Punk, Punk Rock, Riot Grrl, Techno,Dance, Sound Player.
 
Efeito da Música

Nenhum comentário:

Postar um comentário