quarta-feira, 16 de março de 2011

Segue o resumo sobre o assunto


Trilha Sonora em Games e Filmes
É extraordinária a importância da composição musical na indústria do entretenimento, envolvendo jogos eletrônicos e o meio cinematográfico, evidentemente que em suas origens a musicalidade envolvida nesses meios de entretenimento não era tão sofisticada quanto no atual século.
Desde as composições mais simplórias até as mais extravagantes, e dentre a pior e a melhor qualidade de som houve grandes avanços nessa área. A exemplo de qualquer jogo eletrônico da década de 80 e um contemporâneo é possível notar um abismo de divergências, uma composição monofônica em qualidade 8 bits (no caso um jogo antigo) e a qualidade “digital surround” usada com freqüência atualmente. Ademais, no passado não se tinha a livre escolha entre usar uma composição criada propriamente para aquele jogo, ou então usar uma composição de algum artista já renomado (ou não).
Quanto ao mercado cinematográfico, sabe-se que nos seus primórdios não se usava sonoridade, circunstancialmente, o que conhecemos por “cinema mudo”, que no caso como não possuía trilha sonora correspondente às cenas da obra cinematográfica. Sendo assim, os diálogos entre os personagens eram representados por legendas e pela linguagem gestual dos mesmos, havia uma música de fundo tocada no momento da apresentação do filme (mas não era na mesma gravação do filme, era um recurso paralelo).
Agora citando uma característica de ambos os recursos do entretenimento, é crucial frisar a comunicação passada pela música envolvendo todo o contexto da obra, como por exemplo, num momento de suspense de um filme/jogo nunca irá tocar uma música que remeta a um momento de alegria (pelo menos não deveria, isso seria contraditório em relação ao contexto).
Tornando a mencionar as composições criadas com intuito de encaixe em jogos/filmes e as utilizadas, eu gostaria apenas de concluir com um exemplo de cada: Titanic onde o tema principal é “My Heart Will Go On” da Celine Dion, e o tema principal de “Piratas do Caribe” cujo qual teve um tema propriamente desenvolvido para.E  no caso de Jogos, temos Guitar Hero, onde o jogador toca composições de diversos músicos renomados no âmbito do rock, há também um jogo de composições próprias onde o enfoque são as mesmas que é o “The Legend of Zelda Ocarina of Time”.
Em suma, nas obras de entretenimento jogos e filmes têm como um recurso essencial a música que por sua vez tem total influência no contexto de cada parte exaltando de forma mais precisa e emocionante cada clímax, passando convenientemente sua principal mensagem.

Igor P. Sanches

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