sexta-feira, 8 de abril de 2011

SALA 402: Jornalismo


Cursar jornalismo foi, com certeza, uma ótima escolha que fiz para começar 2011 e sinto isso quando chego à faculdade. Às vezes atrasado, mas é um esforço compensador logo que entro em sala. A sala 402: Jornalismo.
Logo que abro a porta vejo um sorrisinho malicioso para mim. Fecho a porta e cumprimento o Fabrício ( é com Z, como ele faz questão de informar, mas escrevi com C só para irritar). No primeiro dia ele veio de skate e Ray Ban, eu achei o cara muito mala, mas ele, na real, é um cara muito firmeza. Perto do Fabrízio tem o Renato, se eu fosse um químico diria que ele, o Renato, é composto de algum elemento gasoso da natureza, porque toda vez que a sala faz barulho ele começa a vazar – xiii, xiiii! Próximo dos dois temos 3 palmeirenses e uma são-paulina. Deus abençoe o futebol.
Vou entrando na sala e dou um salve no imperador, ele, Marco Aurélio, o Grande, sempre simpático. Vou passando e meus olhos cruzam a princesa Diane ou deusa grega, tanto faz. De beleza ela ostenta genuínos traços gregos e de realeza ela tem os modos. Tem outras mocinhas lindas que sentam próximas a ela.
Entro no meu corredor, ufa! All star, bermuda, camiseta, óculos escuros, Lucky Stike e halls na mão. A Drika me para e pergunta cochichando – ontem você tava falando de mim?- suspiro – Claro que não Drika... Só sexualmente. Beijo a Paula- ela mudou de lugar- nunca sei onde ela vai sentar. Um dia é Paula à frente e no outro é Paula atrás. Oi para a Marina e para a Juh. A Juh me disse que o professor Franz “sorri com os olhos” fiquei pensando nisso. Acho que ela quis dizer que o Franz é uma pessoa “sincera”, se pensei certo, então- Juh você sorri com os olhos! Fala Victor! Desejo um dia dividir uma mesma redação com ele. A mesmas paixão nós já dividimos: escrever, escrever, escrever... Olá para as “Marias Bonitas”, uma delas vai sorrir no meu enterro (ela vive sorrindo de tudo).
Procuro uma carteira de canhoto e sento de costas para a parede podendo ver toda a sala. Faço um sinal de hippie de paz e amor pra galera do fundo. Nessa hora nem olhei para a professora ainda, antes disso, pisco para a Maitê e um pensamento furtivo me vem a mente “minha mãe merece uma nora assim”. Olho a gata que eu tirei no “amigo ovo”. Faço um sinal pra galera do fundão do meio (Lucas and Company) e tem o fundão do outro lado também.
É uma sala totalmente heterogênea: tímidos e não tímidos; os que dão aula de inglês e os que não falam inglês; tem os que assistem a aula da Sandra e os que não; tem os que leem e os que escrevem; futuros jornalistas de moda, esporte e politica; tem uma menina de sotaque gostoso e olhos lindos que desenha muito bem; tem uma dedicada aluna que cola post-it no caderno. Tem aluno que dorme na aula, os que só chegam atrasados e os que têm nome na lista e nunca vieram. Todos especiais, cada um a seu modo. Por falar em especial, tem uma mocinha que tem filho especial, mas, mais especial ainda é ela como mãe. Mulher guerreira e exemplo de vida.
A lista é enorme, tem 82 alunos.
Ainda estamos no primeiro semestre, mas 4 cadeiras, antes ocupadas, agora estão vazias. Uma delas próxima a Jéssica, a cadeira da Milena que rodava a baiana quando o assunto era Glogo X Record; a cadeira da Francisca, nossa dançarina de Forró número 1; a de um tal ex-representante de sala, que não representa a opinião de todos. Mas ele não é um cara ruim, ele nos disse, no último dia que veio, que até dá lugar para os mais idosos, afim de evitar um massacre causado por um idoso em dia de fúria; e a cadeira do Luíz, nosso professor de inglês há 7 anos. 
Esse texto é uma maneira de expressar todo o carinho que sinto por vocês. Espero que nossas amizades durem anos e que mais do que dividir uma sala de aula, possamos compartilhar de uma ideologia de mundo melhor, de liberdade de expressão, de Ser, de opinião.

Mario Silva

9 comentários:

  1. Mário muito bom o seu texto EU ADOREII!
    é obvioo reconhecer as pessoas citadas nele
    inclusive já sei quem é sua amiga do ovo ahhahaha
    PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente, deu para reconhecer as personalidades da sala e rir bastante.

    ResponderExcluir
  3. adoreeei toda a riqueza de detalhes Mario e obrigada por falar dos meus post-its. AHAHHA

    ResponderExcluir
  4. Muito boom emm ameei viiu !!:D by, mayara

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!! mais um texto bem bolado hein Mario!hahahaha adorei! e muito obrigada pelo elogio, fico super feliz!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz que a primeira coisa que vc repara quando entra na sala é o meu sorriso - embora vc diga que ele é malicioso! haha te adoro Mario! ;)

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir